minha meta

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O valor da disciplina



Para cada ato disciplinado há múltiplas recompensas.” – Jim Rohn


Ele tentou ser classificado para jogar em um time de basquete do colégio, mas foi rejeitado. Foi para casa e trancou-se no quarto. Sua mãe preocupada chamou-o por várias vezes, mas ele continuava trancado, então ela entrou no quarto e perguntou-lhe o que estava acontecendo e ele respondeu: – Quero sentir esse momento amargo de dor por ter sido rejeitado para nunca mais me esquecer dele. Eu vou treinar tão duro que nunca mais vão me fazer sentir isso novamente. Seu nome: Michael Jordan.

Em um dia de chuva, ele rodou, foi ultrapassado, sentiu-se incapaz e impotente diante daquela situação. Então, tomou uma decisão: todas as vezes que o tempo começava a se preparar para a chuva, ele vestia seu macacão e saia para treinar. Tornou-se um gênio das pistas molhadas. Você já ouviu falar dele: Ayrton Senna.

Pergunte ao técnico de vôlei masculino da seleção brasileira, Bernardinho, sobre o que ele acha da disciplina e você perceberá que ele é obcecado pelo assunto.

Característica comum em todos os atletas bem sucedidos, a disciplina pode fazer um atleta aparentemente sem talento ser considerado um gênio com o tempo. Mas será a disciplina importante apenas no mundo dos esportes? Sabemos que não. A disciplina pode fazer uma significativa diferença na vida de todos nós, em todas as áreas de nossa vida.

Há um grande número de pesquisadores e especialistas do comportamento humano que defendem a idéia de que talento não é um diferencial. Uma pessoa considerada sem talento e que tenha disciplina pode realizar muito mais no médio - longo prazo que uma pessoa talentosa, porém preguiçosa.

A disciplina pode fazer verdadeiras mudanças na vida de uma pessoa. Procure as histórias de pessoas felizes, saudáveis e prósperas e você perceberá o valor da disciplina em suas vidas. Pense na disciplina que teve de ter as pessoas que deixaram uma infância difícil para realizar vidas extraordinárias.

Enfim, a maior parte das pessoas concordam que a disciplina é um fator de suma importância para se alcançar os objetivos na vida, sejam eles ligados à saúde (alimentação, atividade física, descanso), aos relacionamentos (administrar o tempo, cumprir compromissos assumidos, dar atenção), ao desenvolvimento pessoal (ler, participar de cursos, aplicar o conhecimento aprendido), à questão financeira (economizar, investir, empreender) e, principalmente, aos de ordem espiritual (orar, jejuar, ler a Bíblia, ir à Igreja).

Mas então, por que é tão difícil encontrar uma pessoa disciplinada? Será que a disciplina é uma benção de Deus a algumas poucas pessoas escolhidas? Será uma questão genética? Será uma questão de escolha?

Todos nós podemos ter disciplina. Disciplina é uma conseqüência natural para todas as pessoas que possuem um objetivo, que tenham uma razão suficientemente forte para fazer o que tem que ser feito.

Quando uma pessoa está apaixonada por algo, ela passa a agir com disciplina. Ela administra melhor o tempo, tem mais energia e canaliza sua atenção para fazer coisas que a levem em direção à realização daquilo que ela verdadeiramente deseja.

Agora a pergunta, qualquer pessoa pode se tornar disciplinada? Sim, qualquer pessoa que escolha ter objetivos, ou seja, um desejo tão grande que aquilo se torne realidade, que a faça vibrar por dentro em cada célula, átomo ou molécula que compõem seu organismo.

Para se tornar uma pessoa disciplinada, é importante entender o processo que torna a disciplina possível e escolher, conscientemente, objetivos que a façam se apaixonar pela vida.

Uma pessoa que decide agir com disciplina sem ter um objetivo descrito de forma clara e apaixonante, vai desistir na maior parte das vezes. Pense em quantas pessoas já desistiram de dietas, atividades físicas, leituras, faculdades, cursos, empregos e negócios por falta de disciplina. Quantas desistiram até de buscar em Deus! Chega a ser um absurdo isto, mas são pessoas que colocam a culpa em tudo, sempre tem uma desculpa, são incapazes de assumirem que não fizeram o que tinha de ser feito. Por isto não obtiveram resultado, puro comodismo. Por outro lado, todo grande triunfo exigiu disciplina e só foi alcançado porque havia um sonho, um objetivo, uma paixão.

Fonte adaptada: Gilberto S. de Souza (Pesquisador do Comportamento)

2 comentários:

K. Willemann disse...

Oiii... disciplina é tdo e pra tudo! Sem ela a vida é uma bagunça e as metas difíces de alcançar!

Beijinhos

Pity disse...

Oi flor!!! Menina essa sua postagem foi feita pra mim,OBRIGADA ...rsrsrs!!! Hoje acordei pensando nisso em força de vontade, atitude, planejamento etc, etc, etc.... as vezes acho que nao tenho força de vontade nenhuma e pergunto pra deus aonde eu encontro isso. É claro que eu sei que a disciplina estádentro da gente, mas parece tão fácil pra unse pra outros tão difícil, maaaas eu vou me esforçar mais, pq sinceramente sem disciplina realmente nao fazemos nada. Um grande bejoooo pra ti. Pity