minha meta

sexta-feira, 9 de março de 2012

Adesão à reeducação alimentar para perda de peso:


O excesso de peso, a obesidade e a busca pelo padrão estético magro têm contribuído para o aumento da procura por atendimento nutricional. A mudança ou a melhora do comportamento alimentar atinge altos índices de não adesão, pela complexidade deste componente do estilo de vida. Este estudo teve como objetivo caracterizar a adesão à reeducação alimentar para perda de peso e a percepção dos pacientes. Foram selecionados 45 pacientes adultos que procuraram uma clínica particular de nutrição para perda de peso. Coletou-se dos prontuários as características sociodemográficas, história clínica e medidas antropométricas e avaliou-se a percepção dos pacientes por meio de um questionário estruturado. Os resultados demonstraram que 40% dos pacientes abandonaram o tratamento e 15,56% não perderam ou ganharam peso. As maiores perdas de peso observadas associaram-se a maior índice de massa corporal, maior renda mensal, maior tempo tratamento, risco e presença de doenças associadas, tabagismo, estado civil casado, prática de atividade física, descontentamento e estímulo familiar/amigos como fatores motivadores, não ter realizado dieta anteriormente e facilidade de manutenção dos novos hábitos alimentares. A realização do plano alimentar nos finais de semana e festas, a falta de compreensão das orientações nutricionais, a mudança drástica dos hábitos alimentares, os resultados lentos e a ansiedade foram as maiores dificuldades apontadas pelos pacientes. Dessa forma, destaca-se que a não adesão ao tratamento nutricional é frequente, o que demanda a construção de estratégias conjuntas com o paciente, a fim de que sejam alcançados melhores resultados na reeducação alimentar.

Fonte:bvs - pesquisa em bases de dados

ps do ps do ps:
Dificuldades? Muitas!!! Mas tô na área, desisto não!!! Até onde eu sei, desistir nunca fez alguém chegar a lugar algum!!!

*ESTRATÉGIAS: Lembrar do que a nutricionista sempre falou, afinal, aqueles meses em que a visitei trouxeram bons resultados...

*REGRAS BÁSICAS: 
*Comer de três em três horas.
*Incluir no cardápio frutas verduras e cereais.
*Diminuir o consumo de carboidratos.("não eliminar, ok!")
*Tomar no mínimo 2Lts de água diariamente.
*Evitar o consumo de açucares, frituras, refrigerante.
ATIVIDADE FÍSICA DIARIAMENTE
Assim perdi 25kg em 7 meses nov/10 a jun/11

META INICIAL: Eliminar os 6kg que recuperei nos últimos 6 meses.
INÍCIO DO PROCESSO: 01/03/12 *academia e R.A
PESO:94,6
MOTIVAÇÃO: Corpo saudável.(continuar vencendo a hipertensão)
ESTÍMULO: Os "trouxas" que me perderam, e os surtudos que irão me conhecer!!! kkkkkkk :P

E aos que conseguiram chegar ao final desse post... força!!! Eu fiz a minha adesão a reeducação alimentar, quero fazer parte da minoria que vencem todos os obstáculos e chegam ao objetivo!

obs: cada pessoa tem uma necessidade/quantidade diferente de nutrientes,até mesmo por conta de patologias específicas, por isso não siga o cardápio de ninguém, procure um profissional que indicará o melhor para cada caso.

Nenhum comentário: